Varanasi é uma cidade que fica no estado de Uttar Pradesh, as margens do rio Ganges, considerado sagrado para os hindus. Ao longo do rio existem muitos Ghats, que podem ser utilizados para banhar-se nas águas sagradas do rio, para lavar roupa, cremar os mortos e outras atividades cotidianas da Índia, como uma partida de críquete.
Na cidade a religiosidade permeia os poros; não é incomum você caminhar pelas ruelas da cidade e ver corpos sendo carregados para serem cremados, acompanhados de cantigas e lamentações e ouvir rezas e devoções ecoando de casas e templos.
Quando me comentaram deste ritual diário para o Ganges eu logo imaginei uma encenação teatral para atrair turistas e fiquei um pouco cético. Mas, como já havia atravessado metade do oceano, resolvi ir conferir esse ritual que acontece todos os dias no fim da tarde, no Ghat principal do rio.
Ao chegar no local percebi que a grande maioria do publico era local. Sentei-me e passei a acompanhar a preparação das pessoas que faziam o ritual; era algo metódico, ritmado, com um orgulho embebido nas ações que demonstrava a honra que sentiam por desempenhar este papel. O olhar compenetrado, buscando a aspiração para a expressão máxima da adoração ao rio, demonstrando seu respeito e idolatria, me encantam nesta foto.
No comments:
Post a Comment