Thursday, December 24, 2009

Vinícola Emiliana, Valle de Casablanca, Chile, Dez09


Estávamos indo em direção a Valparaiso e Vina del Mar, para aproveitar mais um maravilhoso dia ensolarado no Chile no verão, quando as necessidades fisiológicas de um dos integrantes do carro obrigou-nos ao que seria uma rápida parada na vinícola mais próxima.

Eu conhecia alguns dos vinhos da Emiliana, mas não me traziam nenhuma lembrança que me fizesse ficar animado com a parada inesperada. Ao chegarmos na casa central, após a trilha entre os vinhedos, a primeira impressão foi ótima: uma casa com uma arquitetura limpa e de muito bom gosto, que contrastava com os vinhedos e as montanhas ao fundo, e formava uma bela imagem. Ao entrarmos fomos muito bem recebidos e, depois de 3 sorrisos da atendente, sentamos no belo balcão para uma degustação.

Começamos com um Sauvignon Blanc 2009; de cor límpida de sua rápida estada em barris de inox e uma leve acidez que demonstrava sua jovialidade, mas refrescante e perfeito para o sol escaldante que levemente invadia o recinto através das altas janelas. Na seqüência veio uma “mezcla” dominada por Chardonnay, com uma cor que rapidamente denunciava sua estadia mais prolongada em barris de carvalho; um vinho bem complexo e espetacular, que se apresentava como uma banda, onde o bumbo oscilava perfeitamente entre o álcool e a acidez.

Saímos da ceara dos brancos e entramos nos tintos; o Merlot que abriu alas era um bom vinho, bem balanceado, mas nada de espetacular. Eis que chega o Coyam, uma “mezcla” de diversas uvas do qual já tinha ouvido falar muito bem. É um vinho biodinâmico (em poucos termos é o cultivo do vinhedo percebendo-a com um organismo, respeito seus tempos e formas) espetacular, com taninos arredondados e uma persistência que dá um ótimo final ao vinho. Recomendo fortemente! Já esta na lista dos 12 vinhos da cota!

1 comment: